domingo, 29 de abril de 2012

Teoria da “Maiêutica”



A  Maiêutica  de Sócrates consiste em perguntar, em interrogar, em inquirir:  “O que   é isto? O que significa?”  E isto ele faz andando pelas ruas, pelas praças, indagando das pessoas. 
"É o método que consiste em parir idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro dum contexto."
 A maiêutica
, é a técnica através da qual se consegue observar como é que uma ciência desconhecida se transforma progressivamente numa ciência conhecida. No entanto, no diálogo Protágoras, a maiêutica não aparece. Segundo Platão, Sócrates fora buscar a sua arte da maiêutica a sua mãe que era parteira.
 Na Grécia clássica só as mulheres que já não podem dar à luz estão autorizadas a ajudar ao parto das outras. Sócrates considerava a sua arte como a arte de parturejar; só que agora são homens que dão à luz e é do parto das suas almas que se trata.  Sócrates revelava aos outro aquilo que eles próprios sabiam sem de tal ter consciência. Ele pretendia que o seu questionamento sistemático levasse os outros a um ponto crucial de consciência crítica, procurando a verdade no seu interior.

2 comentários:

  1. DOUGLAS
    Diante de seu relato e a minha leitura no material disponível, a Teoria Maiêutica defendida por Sócrates significa uma nova maneira de obter conhecimento, um aprofundamento que não chega ao conhecimento absoluto. Sócrates sempre comparava seu método de estudo com a profissão da sua mãe que era parteira, uma vez que ele tinha a profissão de sua mãe como possibilidade para trazer a verdadeira luz. Dessa forma, ele voltava-se para os outros, quer fosse adolescentes, militares ou surfistas consagradas como Protágoras e Górgias, e interrogava-os a respeito de assuntos que eles julgavam saber.

    ResponderExcluir
  2. DOUGLAS,
    Cara colega, o método socrático, como é denominado, consiste numa dialética, em que a discussão se desenvolve em dois tempos, - a ironia e a maiêutica. A ironia socrática consiste em perguntar, fingindo desconhecer o assunto (= dúvida fictícia e metódica), com vistas a refutar a tese contrária e preparar a tese verdadeira. A maiêutica de Sócrates conduz o interlocutor a descobrir paulatinamente o conhecimento sobre o objeto de discussão. No caso de Sócrates que supunha haver idéias inatas, a maiêutica consistia, mais precisamente, em fazer recordar, despertando os conhecimentos virtualmente possuídos

    ResponderExcluir