Platão defendia o Inatismo,
nascemos como princípios racionais e ideias inatas. A origem das ideias segundo
Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que
nós, antes de nascer, passamos para ter as ideias assimiladas em nossas mentes.
Quando nós nascemos no mundo conhecidos por todos, o mundo em que vivemos,
denominado por Platão como mundo sensível nós já temos as ideias formuladas em
nossas mentes mas muito guardadas que para serem utilizadas é
necessário “relembrar” as ideias já conhecidas através do mundo inteligível.
Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença,
opinião, raciocínio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas
da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de
fazer filosofia. Para Platão tudo se justifica através da matemática e através
dessa que nós chegamos a verdadeira realidade. Para Platão o conhecimento
sensível ( crença e opinião ) é apenas uma da realidade, como se fosse uma
visão dos homens da caverna do texto “Alegoria da Caverna” e o conhecimento
intelectual (raciocínio e indução) alcança a essência das coisas, as ideias.
Segundo estudo feito é notório que para Platão existem dois mundos diferentes e separados: o primeiro o mundo sensível, dos fenômenos e acessível aos sentidos; e o segundo o mundo das idéias gerais (inteligível), "das essências imutáveis, que o homem atinge pela contemplação e pela depuração dos enganos dos sentidos".
ResponderExcluirDouglas,
ResponderExcluirPlatão, após fazer esta distinção entre dois mundos, aplica estes conceitos à esfera do ser humano, construindo uma concepção dualista de homem. Aliás, este ponto é muito importante para a compreensão da Filosofia de Karl R. Popper, principalmente para saber quais foram as bases para sua ideia de dualismo e mais tarde de pluralismo.Diante disso, pode-se concluir que a teoria das Idéias de Platão pretendeu sustentar que o sensível só pode ser explicado mediante o recurso do supra- sensível, o relativo mediante o absoluto, o sujeito a movimento mediante o imutável, o corruptível mediante o eterno. Esta é a meta do pensamento de Platão, a busca de uma “condição incondicionada” para o conhecimento, o encontro com o absoluto fundamento da verdade. O “verdadeiro ser” é constituído pela “realidade inteligível”.