A relação da filosofia com a educação
existe desde o mundo grego. Os filósofos gregos, em busca da Arete humana,
foram os que deram início às discussões sobre a filosofia da educação e seu
sentido no mundo. Viam na educação um meio necessário para o alcance de uma
cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao conhecimento
inteligível, apostando na busca de um ideal artístico de cultura. A busca pela
educação ideal é representada por Platão na metáfora da “alegoria da caverna”,
no momento em que um dos homens presos no fundo de uma caverna consegue se
libertar do conhecimento da doxa, enxergando
a luz da
verdadeira realidade. “O caminho da Filosofia, para Platão, era o de
conhecer a realidade por conceitos, até perceber que a própria realidade é ela
mesma, o mundo das idéias, dos conceitos puros, ou mais exatamente, das formas
puras” (Ghiraldelli, 2001, p.32-33). Na visão platônica, a filosofia deveria
transcender a contingência histórica, contribuindo para o processo de
esclarecimento da verdadeira sabedoria, na superação das falsas crenças,
lançando a idéia de uma educação para avirtude, uma educação perfeita, com a
qual o homem se torna culto e erudito.
E, nessa expectativa, a educação acabou
tornando-se objeto de estudos e reflexão da filosofia desde os tempos
gregos. Pode-se dizer que a filosofia da
educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia estabelecido
no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formas do conhecimento
perfeito, orientou o homem segundo a razão, inferindo um pensamento pedagógico
que busca a perfeição. Assim, percebe-se
a disciplina sendo marcada pela história do pensamento filosófico, com
fundamentos e objetivos voltados aos entendimentos da tradição.
A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.
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